♥ Bem-vindos ao Ananda Festival ♥

Temos um excelente programa para este festival, que começa com yoga de manhã e de tarde, meditação, mantras, seguido de oficinas de arte e conferências sobre alternativas sociais em paralelo durante o dia, terminando-o com concertos à noite.

Além disso teremos presentes artesãos que irão expor seus trabalhos e Terapeutas Holísticos. Tudo isto englobado pela bela paisagem da Unidade Mestre Ananda Kalyani. Todas as atividades serão facilitadas pelos artistas e promotores que procuram uma mudança interna e externa, para cada um de nós neste planeta… Ah e não se esqueçam de que toda a comida será vegetariana/vegana.

As crianças têm o seu próprio espaço, e vão jogar, descobrir, rir, cantar ….

Programa sujeito a alterações

28 de Junho

Quinta-feira

17:00 Chegadas e acomodação

 

18:00 Abertura e boas-vindas

 

19:00 Kiirtan & Meditação

Kiirtan e meditação colectiva facilitada pelo Dada Krsnananda (monge indiano).

20:00 Jantar

 

21:30 Concerto - J.A.P.A.

 

Dada Veda
22:30 Mostra de Curtas metragens - Alunos Cinema da UBI
22:45 Concerto - MERU

 

Giita Rani
FIM DO DIA 1

Vamos lá dormir sobre o céu estrelado, para um começo de dia fresco e meditativo!

29 de Junho

Sexta-feira

07:00 Kiirtan & Meditação

Kiirtan e meditação colectiva facilitada pelo Dada Krsnananda (monge indiano).

08:00 Posturas de Yoga

Uma divertida e envolvente aula de posturas de yoga, liderada pelo nosso querido monge indiano Dada Tirtadevananda.

09:00 Pequeno-almoço

 

10:00 Workshop - "BlindSight Journey" - Catarina Ascensão

Um encontro onde nos deixaremos viajar, de olhos fechados, passando essencialmente por um trabalho de percepção sensorial através do corpo, do movimento, da escuta, do estar…
Sem grandes etiquetas ou “mapas” a seguir, será criado um espaço de profunda entrega e conexão consigo mesmo, encontrando o dançar autêntico e sem formas necessárias, com um estar presente e à escuta do que é verdadeiro “hoje”, para cada um.

https://catarinaascensao.weebly.com/

10:00 Workshop - O Poeta em ti - Neo One Eon

Dizem que a poesia é para poucos, quase que como um dom inatingível. O workshop “O poeta em ti” vem justamente sugerir o contrário: que cada ser humano pode ser um poeta ou poetisa em potencial, que há poesia em cada um de nós apenas à espera de ser descoberta e explorada. Desenvolvido e ministrado pelo escritor, cantautor e poeta Neo One Eon, este workshop conta com dinâmicas de grupo leves e divertidas, que ao mesmo tempo descontraem e incitam a criatividade do participante. Neo acredita que a poesia é como uma energia adormecida que, uma vez despertada, torna-se fonte inesgotável de inspiração para o dia a dia de uma pessoa. Então, segue o convite: desperte o poeta que há em ti!

11:30 Workshop - Homo Ludens Estéticus - Prahlad

O Homo Ludens Estéticus é uma pedagogia de auto-conhecimento individual e coletivo através do jogo cooperativo e da expressão artística constituídos por uma série de workshops.  Através do movimento, do lúdico e do traço das artes, voltamos-nos a experienciar a nós próprios em outras formas de projectar-nos e conceber-nos no espaço–tempo em relação com os outros e com a envolvente. A partir de diferentes sequências de exercícios experimentais em torno ao movimento do corpo ao ritmo de diferentes sons melódicos, do jogo coletivo-cooperativo e dos múltiplos traços da pintura e do desenho nos voltamos a ver, a imaginar e nos  habitar para nos re-criar no fluxo dinâmico do vai-vem da vida quotidiana.

Prahlad Fernando Aranda

Esta vez lhe tocou nascer no planeta Terra, especificamente na Cidade do México, mas acredita no Universo como a sua morada.  Artista Visual por profissão (mestrado em pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), agitador de consciências por convicção. Como artista visual tem-se focado na Estética da Espiritualidade na Paisagem Natural interpretada na pintura, no desenho, na gravura e na fotografia, realizando diferentes exposições coletivas e individuais no México e em Portugal. No campo da educação artística tem dado aulas, cursos, e workshops em diferentes níveis académicos, desde o ensino básico até superior universitário. Também tem desenvolvido programas de educação informal artística que abarcam a multidisciplinariedade (entre outras áreas artísticas, pedagogias do jogo e do yoga), a inclusão social, e as práticas artísticas comunitárias com diversos grupos de crianças, jovens e adultos em diferentes países de Europa, América e Ásia. É membro coordenador do RAWA-Portugal (Renaissance of Artists and Writers Association – Portugal) organização internacional pelo desenvolvimento integral individual e coletivo através das artes.  Também é professor de Yoga no centro Ananda Marga – Lisboa.

11:30 Workshop Permacultura

Permacultura é um sistema de design holístico, baseado em 3 éticas, tomar conta da terra, tomar conta das pessoas, e partilhar os excedentes. O objectivo da permacultura é de criar um sistema de design efectivo e resiliente que vai de acordo às necessidades humanas que suportam, e abraçam natureza em todos os aspectos.

Permacultura tem também uma visão global que vê as pessoas como um elemento do ecossistema e reconhece a nossa responsabilidade para com todos os seres vivos com o objectivo de criar sustentabilidade em todos os diferentes aspectos da vida, social, ambiental, económico e espiritual. Dá-nos as ferramentas, e oportunidade de tomar responsabilidades pelas nossas acções e tomar um papel de zeladores da Mãe Natureza e da nossa humanidade.

Este workshop oferece uma introdução interactiva ao mundo da permacultura, e será liderado por alguns membros de um projecto internacional “Youth in Permaculture” com alguns membros da Ananda Kalyani Master Unit.

Haverá uma pequena parte teórica com introdução ao tópico e aos projectos. Depois haverá uma parte prática onde aprenderão algumas formas de aplicar permacultura na produção de comida e como é implementada no projecto Ananda Kalyani Master Unit

Mais sobre permacultura: www.youthinpermaculture.org

 

13:00 Almoço

 

15:00 Workshop - Teatro - "Fly within - the movement of expansion"

 O workshop se concentrará em descobrir, em vários aspectos, que os movimentos de expansão interna devem ser expressos e comunicados nas formas de arte e vida através do corpo e da respiração.

Giulio Vanzan: produtor de teatro e formador com 15 anos de experiência internacional

15:00 Performance - Concerto meditativo - Ana Tipi

 

16:30 Workshop - Ao toque do adufe - Leonor Narciso
16:30 Palestra - Ecologia
18:00 Posturas de Yoga

Uma divertida e envolvente aula de posturas de yoga, liderada pelo nosso querido monge indiano Dada Tirtadevananda.

19:00 Kiirtan e Meditação
20:00 Jantar

 

21:30 Concerto - Banda Filarmónica do Paúl

22:30 Mostra de Curtas metragens - Alunos Cinema da UBI
22:45 Concerto - DJ Anirvan Deva

Anirvan Deva deva cresceu num tempo em que o mundo estava cheio de ritmo e que afetou o seu próprio ser. Na música como na vida, a experimentação e investigação sempre foram pontos-chave de crescimento para ele. A sua visão de DJing é alimentada por uma compreensão universal da música que está aberta a todos os lados. Cruzando fronteiras entre géneros, o seu som tece os ritmos e tonalidades da dança eletrónica e fusão do Mundo numa ampla gama de tempos. Uma viagem sónica progressiva e eclética para um lugar mais profundo de conexão. Ele nasceu em Itália e esteve sempre envolvido em projetos musicais nos últimos 20 anos. Mudou-se para Auckland há 6 anos e tem tocado na Nova Zelândia em festivais ecológicos como Prana, Earth-Beat, NZ Yoga Festival, Voices of the Sacred Earth. É residente mensal  nos eventos Dancing In The Park com Emote Trust. Anirvan Deva também produz as suas próprias faixas e remixes. O conceito por trás deste projeto é partilhar mensagens relevantes e elevadoras para uma verdadeira revolução da consciência. Ele tem praticado meditação e um estilo de vida vegano por mais de uma década e é inspirado por aquelas pessoas que são movidas por um sentimento crescente de amor universal para fazer deste Planeta um lugar melhor para viver. 
https://soundcloud.com/anirvandeva https://www.facebook.com/AnirvanDeva https://www.mixcloud.com/anirvan-deva

FIM DO DIA 2

Vamos lá dormir sobre o céu estrelado, para um começo de dia fresco e meditativo!

30 de Junho

Sábado

07:00 Kiirtan & Meditação

Kiirtan e meditação colectiva facilitada pelo Dada Krsnananda (monge indiano).

08:00 Posturas de Yoga

Uma divertida e envolvente aula de posturas de yoga, liderada pelo nosso querido monge indiano Dada Tirtadevananda.

09:00 Pequeno-almoço

 

10:00 Performance - Concerto meditativo - Pedro Prata
10:00 Wokshop - Didgeridoo - Miguel Matt
Didgeridoo Workshop
11:30 Workshop - Acrobacia & Consciencia Corporal - Circus VagaBunT
“Nossa maior semelhança é sermos diferentes”
Este workshop promove as diferenças de cada um como uma mais valia a alcançar a comunhão entre todos nós. Juntos podemos crescer como indivíduos e  com o grupo, os exercícios promovem a consciência corporal até construirmos, com base na confiança, a mais alta pirâmide humana.
https://www.youtube.com/watch?v=QDxpHUX2sSE

 

11:30 Palestra - Democracia Económica em acção
13:00 Almoço

 

15:00 Performance - Poesia / Companhia SMSG - Elisabeth Morão - Betty Blue
15:00 Workshop - Cantos Étnicos - Voz do Mundo - Ana Costa

 

16:30 Palestra - Espiritualidade e sociedade - Dada Krsnananda

 

16:30 Workshop - Danças Tradicionais Europeias - Alexandre Silva - música ao vivo com Delicatessen

 

“As danças folk tradicionais Europeias como a Chapelloise ou o Cercle circassien são danças de roda onde todos podem participar – desde crianças a avós, experientes em dança ou não – utilizando uma linguagem muito simples, mas muito eficaz em quebrar preconceitos e distâncias entre as pessoas.”

Alexandre Silva, 34 anos, assíduo do festival Andanças desde 2009, começou pouco antes a ter contacto com a dança, através de danças africanas, mas foi nesse mesmo festival que descobriu as danças folk tradicionais. Dinamiza diferentes eventos de dança na Covilhã e Fundão juntamente com outros grupos como as Danças em Transição na Covilhã.

 

18:00 Posturas de Yoga

Uma divertida e envolvente aula de posturas de yoga, liderada pelo nosso querido monge indiano Dada Tirtadevananda.

19:00 Kiirtan e Meditação
20:00 Jantar

 

21:30 Concerto - Jyoshna & Kavita

Jyoshna apaixonou-se pela música aos dois anos de idade, quando ouviu a Sonata ao Luar tocada por um pianista numa viagem de Barco de Inglaterra para a Autrália. Daí em diante a música tem sido a sua paixão.

A outra paixão que a move é a etnomusicologia e em 2010 a Drª Jyoshna La Trobe completou o seu doutoramento em Música  com o título “Marai Kirtan e o desempenho do Êxtase no distrito de Purulia em Bengala Ocidental, Índia”, na Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS) da Universidade de Londres. A investigação de Jyoshna foca-se em ‘louvar a música de Bengala Ocidental (Rarh), na Índia, bem como a música dos povos indígenas e Maori. Tem também a sua própria colecção de material audiovisual guardada nos arquivos de música mundial da Biblioteca Britânica (C1211).

Sendo compositora, Jyoshna é autora de vários álbuns originais, incluindo ‘Magnificence’ (2001) e ‘Unity Hours I e II’ (2010), bem como material etnográfico, como ‘Red Earth Song’. Recentemente, Jyoshna compôs músicas para o filme da Nova Zelândia – Stars in Her Eyes (realizador por Athina Tsoulis), completou um novo álbum chamado ‘DharmaCakra’, compôs musicas em sânscrito para meditação e uma para caridade chamada Avarta Kirtan ao vivo. Actualmente a morar em Londres, Jyoshna está a trabalhar em novos projetos musicais com o grupo The New Dawn, Sunrise Education Trust e a actualizar a sua colecção de material audiovisual sobre Rarh Music Culture nos arquivos de música mundial da Biblioteca Britânica.

www.jyoshna.com

22:30 Mostra de Curtas metragens - Alunos Cinema da UBI
22:45 Concerto - Yemadas
FIM DO DIA 3

Vamos lá dormir sobre o céu estrelado, para um começo de dia fresco e meditativo!

1 de Julho

Domingo

07:00 Kiirtan & Meditação

Kiirtan e meditação colectiva facilitada pelo Dada Krsnananda (monge indiano).

08:00 Posturas de Yoga

Uma divertida e envolvente aula de posturas de yoga, liderada pelo nosso querido monge indiano Dada Tirtadevananda.

09:00 Pequeno-almoço

 

10:00 Workshop - Dança Africana - Ana Costa
10:00 Workshop - Aikido
11:30 Baile Concerto - Delicatessen
11:30 Palestra - Neo Humanismo
13:00 Almoço

 

15:00 Encerramento - Kiirtan Heart Circle